sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vamos jogar bola?! Por um acaso está escrito IMBECIL na minha testa?

O Banco Itaú contratou a agência Africa e o resultado disso foi a campanha "Vamos Jogar Bola" veiculada à exaustão nos meios de comunicação.




Até aí, nada demais, já que é uma campanha perfeita para o perfil da nossa sociedade, atônita, passiva, tapada e que não se envolve. Mas tem uma frase lá no meio que me incomoda, a frase diz o seguinte, Vamos jogar bola, que vai dar certo. Jogar bola muda as pessoas. Jogar bola muda o amanhã.” Sinceramente até essa parte do comercial ok, fora o mote político, beleza, mas achei meio forçado esse negócio de que jogar bola vai dar certo (?!), muda as pessoas (?!), muda o amanhã (?!), por um acaso está escrito IMBECIL na minha testa? Até onde eu sei, a EDUCAÇÃO tem esse poder, e não jogar futebol num campinho esburacado com meia dúzia de pequenos analfabetos que não sabem o que é um livro. Achei um atestado a nossa incapacidade, a nossa eterna limitação, e nos coloca no devido lugar de eterno país em desenvolvimento. Não ia falar nada, mas sinceramente, aí eu ia estar concordando com isso.




Se você não viu a campanha, procura no Google, me recuso a colocar o vídeo aqui...

domingo, 6 de maio de 2012

As 8 regras de inovação do Tyler Durden

Tyler Durden é o personagem de Brad Pitt no filme Clube da Luta de 1999 (excelente filme, mais detalhes aqui, http://www.imdb.com/title/tt0137523/). 
O personagem  de Brad Pitt é polêmico no filme, mas não deixa de ter sentido com as suas colocações, tanto fez que Brian Clark, co-fundador do excelente site Lateral Action, escrever as 8 regras de inovação de Tyler Durden, o texto completo você lê aqui, http://goo.gl/lRWD.
Para resumir seguem algumas das regras:

  • Sem medos ou distrações, deixe de lado tudo que pode fazer você perder seu foco
  • Somente depois que perdemos aquilo que damos mais valor é que estamos realmente livres para fazer coisas incríveis (concordo muito com essa)
  • Você não é seu emprego, você não é quanto dinheiro você tem, você não é o carro que dirige (essa aparece toda hora no Facebook, disfarçada da palavra DESAPEGO!)
  • Esta é a sua vida, e está terminando minuto a minuto (boa essa)

Invista seu tempo na leitura, vale a pena, novamente, o link aqui, http://goo.gl/lRWD

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Melhorando a experiência do usuário...

Hoje é o dia de cases no blog, nesse a Nike propõe uma experiência com o usuário, para mostrar como seu tênis é flexível eles contorceram um prédio! Confira no vídeo.



Problema X Solução

Oi pessoal, um assunto que às vezes nos deparamos no dia-a-dia dos negócios é a busca de soluções para os problemas que enfrentamos, nos negócios a abordagem está diretamente ligada a identificação de oportunidades, em uma definição livre uma oportunidade é a inserção de uma solução para resolver um problema em um determinado mercado, pode parecer simples, mas não é fácil essa identificação, pelo fato de que sempre nos concentramos na solução, nas empresas o foco está sempre na solução, não estou falando para descartar essa visão, mas é preciso definir claramente qual é o problema para que a solução se configure da melhor forma.


No case do vídeo abaixo essa relação fica clara, um problema muito bem definido (de forma simples e objetiva) facilitou encontrar uma solução criativa.



terça-feira, 1 de maio de 2012

Será que o tablet substituirá o notebook?

Essa é uma discussão que venho ouvindo há algum tempo, mesmo tempo em que os tablets começaram a entrar com força no mercado. Nessa discussão a minha opinião é que não acontecerá por enquanto uma substituição, o que vejo acontecer é uma sinergia entre os dois, com o notebook sendo usado para ocasiões mais formais, ou em casa, e os tablets sendo usado em momentos como reuniões, visitas a clientes, aulas, palestras...


Leio também alguns artigos sobre o assunto, e o mais recente que li foi escrito hoje em um blog, que quero dividir com vocês, http://shawnblanc.net/2012/04/ipad-laptop/


Vale a reflexão sobre o assunto que se ainda não te atinge hoje, em breve atingirá.


Um abraço