sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O que é Gamification e como esse conceito pode ajudar a sua empresa?

Criar jogos para atrair consumidores para lojas ou motivar as pessoas não é nada novo. O que mudou foi a introdução de tecnologia na história. É mais fácil atrair e engajar com jogos eletrônicos do que com programas de milhagem ou selos-que-viram-prêmios. Do termo gamificação, que surgiu há cerca de dois anos, veio uma indústria lucrativa. A consultoria Gartner declarou que 70% das duas mil companhias mais poderosas do mundo, segundo a revista Forbes, terão ao menos um aplicativo gamificado até 2015.
Mas o que é gamificação? 



É o uso de técnicas de design de jogos, onde mecânicas de jogos são utilizadas para resolver “problemas” e envolver o público. Normalmente a gamificação aplica-se a processos, a fim de engajar pessoas em algum propósito, causa ou até mesmo defender uma marca.

As oportunidades de negócio são inúmeras, mas todas buscam um engajamento maior do cliente, e os benefícios para as empresas são inúmeros, mas com um objetivo comum, levar as pessoas a comprar, usar, experimentar etrazer seus amigos para criar um ciclo que aumenta a aderência aos seus produtos e serviços.


Cases Interessantes:

- Em dezembro de 2011, a Volkswagen testou durante 3 dias um programa para reduzir a velocidade dos carros em Estocolmo, capital da Suécia. Nele, os radares detectavam também os carros que estavam dentro do limite e faziam seus donos concorrerem a uma loteria financiada pelas multas dos apressadinhos. A velocidade média dos veículos caiu 22%.


- O site de busca Bing lançou um desafio com o rapper Jay-Z para o lançamento de sua biografia. Durante uma semana,  páginas foram espalhadas por várias cidades dos EUA . As pessoas fotografavam o local e postavam no site. Essa ação fez com que o navegador Bing ultrapassasse o Google.


- O game Chromaroma usa o metrô londrino como cenário. Para jogar, basta usar o cartão de vale-transporte, que rastreia seu trajeto. Depois, é só se cadastrar numa de 4 equipes e ajudá-la a acumular pontos fazendo missões, como chegar a uma estação em minutos. O histórico das andanças pode ser visto num mapa online.


Aqui tem mais sobre gamificação:
- Um vídeo rapidinho de 1 minuto: http://www.entrepreneur.com/video/224183
- A pesquisa da Gartner Research: http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=1629214
- Um aplicativo: http://kioos.com/recursos/artigos/gamificacao-para-iniciantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário