terça-feira, 7 de julho de 2009

Estratégia: Aonde dói menos mudar?


Em momentos de crise, como a que vivemos agora, há uma grande movimentação em direção a mudanças na estrutura da empresa.

Edmour Saiani, dono da Ponto de Referência, surgeriu esse desenho.

Na pirâmide da esquerda está a quantidade de esforço necessário para a mudança, sendo que o topo da pirâmide indica um pequeno esforço e a parte de baixo um grande esforço. Na pirâmide da direita está o resultado obtido com cada tipo de esforço, sendo maior no topo e menor na parte de baixo.

Seguindo seu raciocício, ele falou que descobriu essa relação quando passou pela experiência de reestruturar uma área de uma grande empresa. Nesse processo, descobriu que cortar atividades que não geravam valor agregado à operação foi a melhor e mais rápida maneira de conseguir grandes resultados com o mínimo de investimento.

Na parte de baixo da pirâmide fica o investimento em processos, padronizações e sistematizações, que exige um grande investimento em horas de profissionais e normalmente dá um retorno tangível pequeno no resultado.

Achei interessante pois muitas vezes, na crise, não sabemos muito pra onde ir e esse simples desenho pode abrir nossas cabeças. Me fez lembrar também um pouco a Matriz de Valor apresentada no livro Estratégia do Oceano Azul, onde ele indica o exercício de análise do negócio sobre a ótica do que precisa ser eliminado, acrescentado, diminuído e aumentado.

Interessante, não é?

Posted via email from leofilardi's posterous

Um comentário:

  1. Oi Léo! Vi seu comentário no Elogios e passei aqui pra conhecer seu blog. Está bem legal,gostei!
    Abraços

    ResponderExcluir