segunda-feira, 15 de junho de 2009

Trendsetter X Trendspreader


Na linha das denominações diferentes (!?!), os consumidores acabam se agrupando e sendo identificados de acordo com suas principais características, o pessoal do Springwise e do Trendwatching explora muito esse tipo de classificação, e nessa linha são identificados mais dois tipos:

Os Trendsetterssão aqueles que iniciam as tendências. Muitas marcas buscam se comunicar com os trendsetters, na esperança de que seu produto caia no gosto deles e que eles ajudem a formar a opinião da parte de baixo da pirâmide de consumo influenciando a grande massa. Grandes autores como o Georges Chetochine (do livro Buzz Marketing) e o Seth Godin (de vários livros!) demonstraram que apesar dos trendsetters estarem no topo da pirâmide e serem de fato os early adopters, nem sempre são eles quem de fato ajudam a espalhar algo para as massas.

Os Trendspreaders: não são os primeiros a adotar algo, porém, por serem grandeshubs (pessoas com grande número de contatos e credibilidade em seus círculos sociais), conseguem espalhar conteúdos com grande eficiência.

Na verdade, não se trata de algo novo. Muitas empresas, principalmente voltadas à tecnologia, disponibilizam seus produtos, ainda no início do ciclo de vida, para ostrendsetters, também chamados de consumidores Alpha. Esse público entende do assunto, é muito criterioso e ajuda muito nos testes de produto, mostrando caminhos para inovações e incrementos. São, geralmente, aquelas primeiras pessoas a assistirem um determinado filme, a possuir um modelo novo de celular, a vestir uma nova cor de roupa. Se a relação deles em relação ao produto for positiva, as chances de obter sucesso no mercado são maiores.

Os trendspreaders, também chamados de consumidores Beta, são os que disseminam essa informação, levando as novidades até a massa. Eles formam o elo entre a marca e a grande parcela do público. São também conhecidos como formadores de opinião. Muitos deles possuem blogs e são muito ativos nas mídias sociais. 

Boa semana a todos

Leo Filardi

Posted via email from leofilardi's posterous

Nenhum comentário:

Postar um comentário