segunda-feira, 15 de junho de 2009

O que o futuro da Gol tem a ver com planejamento?


Recentemente a Gol Linhas Aéreas anunciou que vai cobrar pela comida servida à bordo de seus aviões. Sanduíches, bebidas quentes – como café e chá - e alcoólicas - como cerveja e vinho – serão pagas à parte. Grátis mesmo, só refrigerantes, sucos e amendoim.

Trata-se de uma prática comum na Europa e nos EUA. Dentro do modelo de estratégia low cost, low fair (baixo custo, preço baixo) que a Gol utiliza a idéia está centrada no formato de tarifas realmente baixas e pela maior parte da sua receita vir dos serviços e produtos oferecidos à bordo. 

A questão aqui, no entanto, é outra. Se a Gol seguirá à risca essa fórmula só o tempo dirá. A principal dúvida que fica é como as pessoas se sentirão em relação a esta nova prática. Culturas e hábitos não se formam da noite para o dia, e os consumidores brasileiros já possuem hábitos formados, por outro lado as mudanças são sempre bem vindas, principalmente se bem apresentadas aos consumidores. Para que haja sucesso, é crucial que se desenvolva uma abordagem emocional coerente e, principalmente, relevante. Uma alternativa, por exemplo, seria mostrar que se trata de uma novidade que veio para transformar a viagem em um momento único de prazer - já que permite a inserção de um cardápio diferenciado e de novas possibilidades de lazer. E fazer jus a isso, obviamente. Um trabalho de planejamento muito bem feito é que deve ditar o caminho. 

Posted via email from leofilardi's posterous

Nenhum comentário:

Postar um comentário