quarta-feira, 20 de maio de 2009

Marketing na Crise ou Crise no Marketing?


quelchNa onda do FollowMe do Twitter vou acompanhando os estudos, artigos e aulas do Professor John A. Quelch da Harvard Business School.

Em recente artigo para HBR, chamado “O Marketing na Crise”abril de 2009, Quelch e Katherine E. Jocz, estudaram casos de triunfo e fracasso do marketing em recessões anteriores e identificaram, no comportamento de empresas e consumidores, padrões de forte influência sobre o desempenho.

Toda empresa precisa entender a mudança na psicologia e nos hábitos do consumidor e ajustar sua estratégia à nova realidade.

Mas é no prefácio de Marketing Metrics: 50 + Metrics Every Executive Should Master de Paul W. Farris, Neil T. Bendle, Philip E. Pfeifer e David J. Reibstein (2006) que encontramos um pensamento bem apropriado aos nossos dias.

Quelch escreve que as decisões de marketing muitas vezes são tomadas sem as informações, o conhecimento e o feedback mensurável necessários. E acrescenta um depoimento do diretor de marketing da Procter & Gamble, “o marketing é uma indústria de 450 bilhões de dólares, e estamos tomando decisões com menos dados e disciplina do que aplicamos em decisões de 100.000 dólares em outras áreas de nossas empresas”. Isso é problemático. Mas pode mudar.

Em Marketing Metrics, os autores comentam que os especialistas em marketing reconhecem a importância das métricas, mas poucos compreendem a amplitude, a profundidade ou o poder dos instrumentos disponíveis.

Posted via email from leofilardi's posterous

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