quinta-feira, 5 de março de 2009

TED 2009


.

..

Aqui vão alguns dos pontos mais altos da TED 2009….

Shai Agassi: propôs um modelo de carro 2.0, onde as pessoas pagariam pelo consumo de quilômetros e não pela posse de um carro. Ele propõe uma quebra de paradigma dos grandes, já que elimina o combustível fóssil da cadeia. Durante a TED a Toyota anunciou que está produzindo carros movidos a hidrogênio e o projeto já está sendo adotado em Israel, Austrália e Califórnia.

Jake Eberts: mostrou em primeira mão 8 minutos do filme Oceans, que produziu com Jacques Perrin. As cenas subaquáticas do filme são impressionantes. Ainda não estão disponíveis no site da TED ou YouTube, mas imagino que em breve estarão. O filme, um documentário, contou com a maior verba para produção de documentários da história dos documentários. 10 vezes maior do que o investimento no documentário “Uma Verdade Inconveniente” do Al Gore, o maior até então. Pela primeira vez, vamos ver imagens de câmeras que nadam junto com os peixes e não ficam fixas na mão de um mergulhador. O filme vai ser usado para a conscientização da precária condição dos oceanos, principalmente o Pacífico.

Dickson Despommier: mostrou a sua idéia de ‘vertical farming’. ‘Vertical Farming’ é o processo sustentável de se plantar os alimentos para todo mundo que mora nas cidades nas próprias cidades.

Willie Smits: ele conseguiu criar um modelo sustentável que une agricultura e reflorestamento, criando florestas reais, e que depois de três anos restauram a biodiversidade do lugar, aumenta o nível de chuvas daquela região ao mesmo tempo em que cria emprego, renda e preserva a cultura da população local.

Evan Williams: o cara que inventou o Blogger e o Twitter como projetos paralelos da sua vida, mostrou em sua palestra de apenas 3 minutos que as pessoas não devem querer controlar tudo. Defendeu o caos do processo criativo.

Jim Stoize: Jim passou um mês inteiro sem nenhum contato com internet e - na sua teoria - esse período fez dele uma pessoa menos feliz. Internet e felicidade têm tudo a ver e são inseparáveis.

Barry Schwartz: lembrou a todos que uma pessoa sábia sabe quando e como abrir uma exceção para qualquer regra, quando improvisar. Uma pessoa com sabedoria prática é construída ao longo da vida, ninguém nasce sabendo como tomar decisões. É alguém que aprende a partir da experiência da vida, alguém que tem permissão para improvisar, e ocasionalmente quebram a cara. Schwartz reforçou a importância de celebrar os heróis morais da nossa comunidade.Ele contou a história de Aaron Feuerstein da Malden Mills. Quando a sua fábrica foi totalmente queimada, ele manteve os três mil funcionários na folha de pagamento ao invés de demiti-los e contribuir para o colapso da comunidade.

Nicholas Negroponte: Depois de ter distribuído 500 mil notebooks para crianças pobres de todo o mundo, e ter alavancado a febre dos netbooks, Negroponte provou que a idéia de um notebook de 100 dólares é viável e necessário para mudar a vida das pessoas. As crianças estão ensinando os pais a ler e escrever. Os professores das escolas vêm à taxa de indisciplina cair por terra. A principal preocupação dos professores é ter que lidar com a grande quantidade de e-mails que recebem dos alunos.

Alex Tabbarok: ele é um otimista radical. Menos de 0,1% da população mundial é formada por cientistas e engenheiros. A grande maioria dessas pessoas vive nos EUA. Mas os EUA estão perdendo a liderança de idéias. E isso é uma coisa boa. É como se tivéssemos um supercomputador e bilhões dos nossos processadores estivessem off-line. Índia, China e África estão entrando on-line, e nós veremos o próximo Einstein vindo da África no próximo século. Nós precisamos investir em educação que aumenta o número de ofertas de novas idéias. Apesar da corrente crise, a coisa vai se reverter, e em 2100 a renda per capita será de 200 mil dólares em qualquer lugar do mundo.

David Merrill: ele mostrou os Siftables, computadores interativos do tamanho de um biscoito de chocolate que mostram vídeos e sons, e são sensíveis a aproximação e posicionamento. Esses serão os blocos que nossos netos terão para brincar. Segundo David, inspirado no jeito natural que o cérebro e o corpo trabalham. Esse será o futuro da interatividade.

E teve Bill Gates, que durante a sua palestra sobre o seu trabalho para combater a malária, soltou mosquitos da doença em cima da platéia do evento e completou ‘Por que somente os pobres devem conviver de perto com esses mosquitos?’.

Por Pedro Mello do Blog do Empreendedor do Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário